Comunicado - Sub-Reitoria de Graduação

Aos estudantes veteranos e calouros, Diretores de Centro Setorial e Diretores das Unidades Acadêmicas/UERJ,

A concomitância/justaposição do Calendário Acadêmico (2017.2/veteranos e 2018.1/calouros) que foi aprovada por unanimidade no Fórum de Diretores, CPG, CSEPE e CEE/RJ, está consolidada e prestes a ser concluída com o encerramento do período letivo/2018.1.
Em 10/09/2018 iniciaremos as aulas referentes a 2018.2, conforme previsto em Calendário Acadêmico, aprovado pelo CSEPE e já amplamente divulgado.

Dando continuidade as nossas atividades acadêmicas, iniciaremos o semestre letivo de 2018.2, com periodicidade de 100 dias, vimos reforçar as seguintes recomendações:

1) Estudantes Veteranos que acabaram de cursar 2017.2 – deverão cursar as disciplinas a serem oferecidas, referentes ao seu fluxo de periodização normal, mantido o turno correspondente a entrada do aluno pelo Vestibular.

2) Alunos Calouros do Vestibular 2018, com entrada em 2018.1, que já cursaram disciplinas previstas pela concomitância (2017.2/2018.1) esses, em 2018.2 , seguirão o fluxo de periodicidade de seus cursos, como os Veteranos e deverão cursar disciplinas 2018.2, constantes do fluxo de periodização dos seus cursos, mantido o turno correspondente a entrada pelo Vestibular.

3) Estudantes Calouros, com entrada pelo Vestibular em 2018.2, deverão cursar as disciplinas oferecidas por cada um dos cursos, para o primeiro período/2018.2, mantido o turno correspondente a entrada do aluno pelo Vestibular.

4) Quanto ao Plano de Turmas (PT)/2018.2, referentes ao semestre letivo/2018.2, esses deverão ser lançados no sistema e conter:
a) Todas as disciplinas a serem oferecidas aos Veteranos que acabaram de cursar disciplinas referentes a 2017.2, seguindo-se o fluxo normal de periodização de cada curso, ou seja, alunos veteranos cursarão em 2018.2 disciplinas sequenciais do fluxo de periodização de seus cursos, mantido o turno correspondente de entrada do aluno pelo Vestibular.

b) Caberá às Unidades Acadêmicas, ouvir seus Departamentos e Conselhos Departamentais, de modo a verificar todas as especificidades aqui elencadas, organismos esses, que decidirão o melhor desenho de ofertas de disciplinas para os PTs/2018.2, tanto para estudantes calouros, quanto para os veteranos.

Na certeza de estar colaborando com as Unidades Acadêmicas e visando dirimir possíveis dúvidas quanto ao PT/2018.2, estamos à disposição para outros esclarecimentos que se façam necessários.

Nossa competência técnica permitiu que chegássemos até aqui, fortalecendo a missão da UERJ, que segue comprometida com a educação superior pública, de qualidade, socialmente referenciada, como sempre foi.

Sub-reitoria de Graduação

Boas vindas aos estudantes e professores em 2018.2!

Notícia publicada em: 13/07/2018