UERJ inaugura biblioteca comunitária em Ilha Grande

O Ecomuseu Ilha Grande da UERJ e a Prefeitura de Angra dos Reis inauguram, nesta terça-feira (10/05), às 17h, uma biblioteca comunitária na praia de Palmas, que pertence ao balneário de Ilha Grande, no litoral sul fluminense. Um depósito de jardim foi doado e transformado em guarda-livros, com o propósito de promover o acesso à literatura e à cultura, instituindo novos ambientes de lazer e estimulando a prática de leitura e a produção de escrita, antigas reivindicações dos moradores do lugar.

A comunidade fará a gestão do espaço se responsabilizando pelo funcionamento do mesmo, assim como pelo empréstimo dos exemplares, que também foram doados. De acordo com o coordenador geral do Ecomuseu, Gelsom Rozentino de Almeida, apesar da grave crise que a universidade enfrenta, esse é um momento importante de conquista e celebração. Já para o diretor do Departamento Cultural da UERJ (Decult), Ricardo Lima, "cultura é inerente a todo grupo humano, onde quer que esteja, por isso é uma alegria estar abrindo este espaço".

Patrimônio ambiental, cultural e histórico

Vinculado ao Departamento Cultural da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR3), o Ecomuseu Ilha Grande tem como um de seus principais objetivos o desenvolvimento de ações e atividades de pesquisa voltadas à preservação e difusão de conhecimentos relacionados ao meio ambiente, à história e à vida sociocultural da ilha.

Os quatro núcleos básicos do Ecomuseu – Centro Multimídia, Museu do Cárcere, Museu do Meio Ambiente e Parque Botânico – funcionam de forma integrada com o meio-ambiente e a comunidade da ilha, tendo sede em Vila Dois Rios. O acesso à área é feito pela trilha Abraão – Dois Rios, que percorre a antiga estrada do presídio e possui vista privilegiada. O trajeto montanhoso possui cerca de 11 km, com tempo médio de 2h30 a 3h de caminhada.

No final de março, por conta da crise financeira que aflige o Estado do Rio de Janeiro, e que por conseqüência também afeta diretamente a UERJ, o Ecomuseu Ilha Grande foi fechado para visitação por tempo indeterminado. A universidade, por sua vez, vem se esforçando para reabrir o espaço, através de negociações com parceiros externos. O horário de funcionamento da biblioteca será definido pelos próprios beneficiários, ainda essa semana.

Notícia publicada em: 12/05/2016